Plantio e colheita do algodão orgânico
O cultivo do algodão orgânico diretamente ligado a pequenas roças produtivas,ao contrário dos métodos adotados em larga escala, não agride o meio ambiente com insumos químicos e pesticidas, além de contribuir para a melhor qualidade de vida de seus produtores e usuários.
Através de colheitas alternadas e métodos ancestrais, o algodão orgânico surge como solução para diminuir o impacto ambiental ocasionado pelo cultivo do algodão em sua maneira mais comum.
Embora não ocupe mais do que 3% da área cultivada no planeta, a lavoura de algodão é responsável por 12% do consumo de defensivos. As lavouras de algodão orgânico empregam predadores naturais no combate de pragas.
Os recursos naturais, como o lençol freático, são preservados assim como a biodiversidade já que a água, a fauna e a flora não são contaminadas por pesticidas. Este tipo de cultivo evita o adoecimento de cerca de 250 mil agricultores ao ano que são contaminados pelo manuseio dos venenos utilizados para controle de pragas.
A família Alvarenga cultiva sua plantação sem pesticidas; produzindo algodão, mandioca, milho, feijão entre outra culturas, há quatro gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário